top of page

CANTÃO EM DESTAQUE

Considerado o berçário dos peixes e demais seres vivos da ictiofauna da bacia do Rio Araguaia, o Parque Estadual do Cantão (PEC), criado em 1998, possui cerca de 90 mil hectares e está localizado num ecótono, isto é, área de confluência dos biomas Cerrado, Pantanal e Amazônia. Com a proposta de impulsionar a atividade turística na região, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), e parceria com o Instituto Araguaia, desenvolve atividades de incentivo à visitação, ao ecoturismo e à capacitação da comunidade para o receptivo, bem como a comercialização de produtos aos visitantes.

Localizado entre os municípios de Caseara e Pium, o Parque Cantão conta com cerca de 800 lagos que associados ao Rio Araguaia, integram uma região que além de belezas naturais é objeto de estudo científico de diversas universidades. Distante cerca de 260 quilômetros da Capital, o parque abriga também o projeto Quelônios do Tocantins, responsável pelo monitoramento e entrega à natureza de filhotes da tartaruga-da-amazônia. Até fevereiro de 2018 deverão ser entregues ao Araguaia cerca de 18 mil quelônios.

Por estar localizado em uma área de grandes recursos fluviais, na época de chuvas vários lagos enchem e se conectam formando um único conjunto. Essa característica faz com que diversas espécies de peixes, jacarés e tartarugas se reproduzam em grande escala. Além de peixes, anfíbios e répteis, o parque também registra grande número de aves, chegando a mais de 500 espécies, muitas delas, endêmicas.

Como o objetivo é investir no turismo sustentável, são proibidas atividades predatórias, como caça, pesca, queimadas, desmatamento ou mesmo a coleta de plantas, ovos etc. Entretanto, respeitando a preservação da natureza, o parque permite a proximidade com a natureza, com suas múltiplas trilhas, passeios de balsa e de canoas indígenas, circuitos de arvorismo, observação de fauna e flora, recreação em geral (principalmente na temporada em que se formam praias na região), acampamentos e pesquisas científicas. FONTE SECOM/TO

Crédito José Franco - Secom/To

Siga:
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page