Tocantins apresenta Plano Anual de Turismo em reunião na embaixada brasileira em Paris
O secretário da Indústria, Comércio e Serviços e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Tom Lyra, acompanhado da gerente de PromoçãoTurística, Maria Reis, se reuniu, nesta segunda-feira, com Fausto Bartoli Oliveira na embaixada Brasileira em Paris para definir os novos planos de atração de turistas franceses ao Tocantins e também para apresentar o novo Plano Anual de Turismo do Estado do Tocantins.
Entre as ações definidas no plano de trabalho está continuidade da reunião que ocorreu o ano passado, ficou pré acordado o aumento dos investimentos em publicidade e promoção do destino Tocantins na França que contará com a ajuda da embaixada Brasileira neste ano de 2020. “Além da publicidade em si que tem da dado muito resultado outros pontos positivos foram reforçados porque agora temos o novo voo direto de Palmas /Recife e também as opções para São Paulo e Brasília , segundo ele, por determinação do governador Mauro Carlesse devemos participar de mais reuniões como essa aqui de Paris , além de captar também mais eventos para públicos específicos como por exemplo o de turismo de aventura e pesca esportiva ”, destaca o secretário Tom Lyra .
Ele explica que outra estratégia é apostar nos roteiros regionais por meio de aviões menores dentro do Tocantins . “Temos pelo menos umas 10 praias no Araguaia e Tocantins que são excelentes para trabalhar com esse público europeu. Para isso, o governador Mauro Carlesse quer continuar investindo em estradas, estrutura, qualificação e acesso à internet nesses destinos. Os aeroportos de São Félix no Jalapão e de Araguaina são fundamentais nesse processo também”, complementa o secretário.
Para Fausto Bartoli de Oliveira , representante da embaixada do Brasil em Paris, é fundamental o investimento nessas rotas feitas com aviões menores em aeroportos regionais. Ele reforçou também a necessidade de investimento em roteiros específicos, como a Rota do Jalapão, Cantão e a Rota da ilha do Bananal e roteiros além de rotas de pesca esportiva.
Foi sugerido também a produção de um portfólio do Tocantins destinado a possíveis investidores europeus. De acordo com Tom Lyra, a França lidera a lista dos países europeus que mais visitam o Tocantins conforme os dados Estatístico da ADETUC e da naturatins. “Esse hub de Recife, Brasília e São Paulo será uma boa oportunidade para nós, do Estado do Tocantins e da ADETUC , trabalharmos a diversidade na promoção dos produtos e dos destinos turísticos Tocantinenses”, comemora o presidente da ADETUC .
Agenda
Nesta segunda-feira (09) e terça-feira (10), o secretário Tom Lyra cumprirá uma extensa agenda com a imprensa francesa e também irá se reunir com as agências de viagens francesas para apresentação da nova revista bilíngue dos roteiros turísticos do Tocantins bem como vídeos institucionais do estado , além também de visitar o diretor-geral da ATOUT FRANCE, agência de desenvolvimento turístico da França, para reforçar os pontos da reunião do ano passado e trocar experiências sobre o modelo de captação de turistas que os franceses desenvolvem e que poderiam ser aplicados pelo Tocantins . Também participará de uma reunião sobre o Tocantins com operadores e empresários convidados.