top of page

Desenvolvimento da pesca esportiva no Brasil e no Tocantins foi assunto durante videoconferência da


Ecologicamente correta, a pesca esportiva proporciona uma prazerosa vivência aos seus praticantes - Alex Silva

Tucunaré, apapá, curvina, pacu, caranha, são espécies de peixes características dos rios do Tocantins. Toda essa abundância desperta o interesse daqueles que praticam a pesca esportiva. Durante a manhã desta sexta feira, 29, este foi o assunto abordado por especialistas e secretários, em um debate realizado por meio de videoconferência. O evento fez parte da programação da Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 100% Digital.

O debate contou com a participação Secretário Nacional de Aquicultura e Pesca (MAPA/SAP), Jorge Seif Jr, do Secretário de Indústria e Comércio e presidente da Agência do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, do presidente da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (ANEPE), Marcos Vinícius Glueck, do empresário do ramo da pesca esportiva, Raimundo Coelho e do zootecnista da Seagro, Thiago Tardivo (moderador).


Na videoconferência, foram abordados temas ligados ao desenvolvimento socioeconômico da pesca esportiva, elaboração do Plano Estratégico e Operacional de Pesca Esportiva do Estado do Tocantins e a prática de políticas públicas para o setor, com o objetivo de incentivar e fomentar as atividades pesqueiras no Brasil e Tocantins.


O secretário Tom Lyra enfatizou a importância do segmento para o turismo e econômia, frisando que “a prática do esporte fomenta a econômia a medida em que gera emprego e renda para a população. Recentemente, lideramos o ranking de lugares mais procurados por aqueles que praticam a pesca e isso nos orgulha. O governador Mauro Carlesse valoriza e fomenta a modalidade, justamente por acreditar que dessa forma o Estado recebe um grande número de turistas e, consequentemente, coloca o Tocantins num patamar ainda mais elevado em relação a prática do esporte”.


Nesse sentido, dados estatísticos comprovam o espaço importante ocupado pela pesca esportiva no âmbito da economia. A prática do esporte segue uma linha sustentável e ecológica. Para se ter uma ideia da sua importância, a Seagro realizou uma pesquisa, durante o ano de 2019, cujo resultado demonstrou que a pesca movimenta cerca de R$ 15 mi por ano no Estado do Tocantins.


Apoio do Governo Na ocasião, o secretário Tom Lyra, frisou que estes resultados comprovam que a gestão do turismo no Tocantins está no caminho certo e que são reflexos das ações realizadas pelo Governo do Estado. Uma destas ações é o projeto de “Elaboração do Plano Estratégico e Operacional de Pesca Esportiva do Estado do Tocantins”, que, durante uma etapa, realizada em janeiro deste ano, capacitou diversos condutores de pesca.


Já no segundo semestre do ano passado, aconteceu, na cidade de Caseara, localizada na região do Cantão, Workshop realizado pelo Governo do Estado, por meio da Adetuc, com o objetivo de desenvolver ações voltadas para promoção turística, principalmente em relação a pesca esportiva.

Siga:
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page