top of page

Adetuc entrega certificados aos participantes do curso de capacitação de condutores de observação de


Os certificados foram entregues pelo Secretário Tom Lyra aos participantes do curso de capacitação de Observação de Aves - Flávio Cavalera/ Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), realizou na manhã desta terça-feira, 7, a entrega simbólica dos certificados para três participantes do curso de capacitação de Condutor de Observação de Aves. O curso foi realizado nas cidades de Mateiros, no Jalapão; e em Palmas, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro de 2019. Ao todo, 29 participantes concluíram todas as etapas da capacitação e receberão os certificados.


O curso teve como objetivo formar condutores preparados para reconhecer as espécies e prestar informações aos turistas, sendo esta uma das ações que foram desenvolvidas pela consultora contratada via Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins (PDRIS), com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). O projeto incluiu ainda o desenvolvimento do Plano operacional de Aves para o Estado, a elaboração de roteiros de observação de aves e rodada de negócios para comercialização dos roteiros a serem formatados e ainda um modelo de guia de informações sobre as espécies de aves existentes no Estado.


Para o presidente da Adetuc e secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sisc), Tom Lyra, o curso foi realizado com o objetivo de formar guias para condutores de turismo de Observação de Aves. “O Governo do Tocantins aposta nesta modalidade, porque existe uma demanda muito grande desse segmento turístico no mundo. Nesse sentido, temos biomas importantes a exemplo da região do Cantão que possui espécies de aves únicas”, destacou, lembrando que Adetuc já está planejando realizar outro curso para formação de mais guias de observação de Aves com o propósito de fomentar o turismo no Estado.


De acordo com operador de turismo do município de Caseara, distante 259 km de Palmas, Leonardo Azevedo, o curso foi importante para oferecer algumas diretrizes sobre procedimentos na observação de aves. “Esse certificado foi valioso, porque no curso podemos aprender, na prática, várias técnicas e procedimentos no meio da floresta”, considerou.

Siga:
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page