top of page

Adetuc participa do 4º Encontro da Rede Brasileira dos Observatórios de Turismo


A gerente de Pesquisas e Informações Turísticas, Francine Ferreira, representou a Adetuc durante a reunião. - Ascom/Adetuc

A Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), participou nesta quarta-feira, 8, via videoconferência, do 4º Encontro da Rede Brasileira dos Observatórios de Turismo. O evento teve como objetivo discutir ações dos observatórios de todo o país e reuniu cerca de 200 participantes. Devido à pandemia, o evento que seria realizado em Goiânia ocorre em ambiente virtual.


A Rede Brasileira dos Observatórios de Turismo busca apresentar as últimas pesquisas e inovações para gestão do turismo. O evento reúne colaboradores e representantes de todos os observatórios do país permitindo um grande intercâmbio entre as unidades. Durante o evento, foram debatidos temas como: Formalização, criação conjunta de um dispositivo legal e Regimento Interno; Novas Propostas de Pesquisa em rede 2020/2021 e Criação do Planejamento Estratégico; Relações, parcerias com Ministério do Turismo (Mtur) e captação de recursos.


De acordo com a superintendente do Turismo da Adetuc, Maria Antônia Valadares, essa é primeira vez que Estado do Tocantins participa do evento, destacando que o encontro é fundamental para discutir políticas públicas com referência nas pesquisas executadas pela rede brasileira dos observatórios de turismo. “A partir dos grupos de trabalhos formados durante o evento, podemos debater mais efetivamente metodologias de ações e maior aproximação com o ministério do Turismo”, explicou a superintendente.


O evento encera nesta quinta-feira, 9, sendo transmitido e organizado pelo Estado de Goiás. Pela Adetuc, além da superintende Maria Antônia Valadares, o evento conta ainda com a participação da gerente de Pesquisas e Informações Turísticas Francine Seixas Ferreira. Rede


A Rede dos Observatórios de Turismo possui dentre seus objetivos principais discutir assuntos relacionados ao monitoramento do turismo em todo o Brasil, tratando de temas como metodologias de pesquisa utilizadas pelos Observatórios e os diferentes impactos do turismo. Como resultado de suas pesquisas, os Observatórios produzem e divulgam estatísticas e indicadores de desempenho sobre as economias dos Municípios e dos Estados. Criado a partir da união dos Observatórios do Turismo, a Rede Brasileira dos Observatórios do Turismo passou a ser prioridade número um no Plano Nacional do Turismo 2018-2022, tendo em vista a importância na produção de informações e do monitoramento da atividade turística em todos os níveis da federação: municipal, estadual e nacional.

Siga:
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page