top of page

Lideranças indígenas Karajá buscam apoio da Adetuc para desenvolver projeto de bovinocultura


Secretário Tom Lyra com lideranças Karajá em reunião na Sics - Fabia Lázaro/Governo do Tocantins

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), recebeu, nesta quinta-feira,30, lideranças indígenas Karajá, da Aldeia Fontoura, situada na llha do Bananal. Além de apresentar o novo cacique da aldeia, as lideranças também vieram buscar apoio para serem incluídos no projeto de bovinocultura que está sendo desenvolvido pela Ruraltins (Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins) e Seagro (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura) com o apoio da Adetuc.


O projeto de bovinocultura consiste em disponibilizar crédito para os indígenas para que eles adquiram seu próprio rebanho. Segundo o novo cacique Harawana, a maioria do gado hoje existente na ilha pertence a pecuaristas da região e são criados de forma arrendada. ”Quando ouvimos falar deste financiamento, nós interessamos porque a ideia de termos o nosso próprio gado é muito boa “afirmou.


As lideranças também pediram apoio para desenvolver a agricultura para realizar o plantio de milho, arroz, entre outras culturas, de forma coletiva, como era praticada pelos antepassados. ”Hoje não fazemos mais roça coletiva, é muito difícil”, reiterou o ex-cacique José Hani. As lideranças conheceram ainda a Sala do Índio, um espaço criado na Adetuc especificamente para atender estas comunidades.


Em reunião realizada na Sics, no ínicio do mês, para tratar do projeto de bovinocultura, o titular da Seagro, Thiago Dourado, informou que já existe um crédito pré-aprovado de R$ 500 mil, nesta primeira etapa, para atender as comunidades indígenas através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf), via Banco da Amazônia. Técnicos do Ruraltins e Seagro devem visitar a Ilha do Bananal para levantar as informações técnicas para elaboração dos projetos a serem enviados à instituição financeira.


Além de repassar as informações às lideranças indígenas, o secretário Tom Lyra reiterou a preocupação do Governo com a situação econômica das comunidades indígenas que também estão sendo impactadas pela pandemia do novo coronavírus. “A criação de gado na ilha é uma fonte de alimentação e de geração de renda para os indígenas que ali vivem e vamos prestar todo nosso apoio para que estas comunidades possam ser atendidas pelo projeto ”, afirmou.

Siga:
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page