top of page

Tom Lyra é eleito presidente do Conselho de Política Cultural em votação direta e aberta


Tom Lyra foi eleito presidente com 20 votos - Flávio Cavalera/Governo do Tocantins

Após a solenidade de posse dos integrantes do Conselho de Política Cultural (CPC-TO), na terça, 18, foi eleita a diretoria que conduzirá os trabalhos da entidade no biênio 2020-2022.


Durante o processo eletivo, conduzido via webconferência pela superintendente de Cultura, Lorena Ribeiro, que também é uma das conselheiras, foram sugeridos os nomes do presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, e da bailarina e produtora cultural Meire Maria Monteiro. Por 20 votos a 8, Tom Lyra foi eleito em voto aberto, sendo Meire Maria escolhida vice-presidente por aclamação.


Na sequência, foram apresentados os nomes para o cargo se secretária geral do Conselho, Luciélia de Aquino Ramos (Luara), representante da Câmara de Patrimônio Material, e Lívia Iwasse, gerente de Fomento e Promoção da Cultura. Luara foi escolhida por 16 votos a 12, com Lívia assumindo sua suplência, em comum acordo entre os conselheiros.


“Estou muito feliz com a representatividade dos conselheiros, que participaram democraticamente do processo eleitoral”, disse Tom Lyra, enfatizando que o CPC-TO vai desempenhar papel fundamental na definição das políticas culturais do Estado, assim como na fiscalização da distribuição dos recursos da Lei Aldir Blanc. “Tenho certeza que poderei contar com a experiência de Meire Maria, como vice-presidente, e Luara Aquino, como secretária geral, na condução dos trabalhos do Conselho”, concluiu Tom Lyra.


Competências


São algumas competências do Conselho de Política Cultural: propor, deliberar e aprovar as diretrizes gerais, acompanhar e fiscalizar a execução do Plano Estadual de Cultura; estabelecer normas e diretrizes pertinentes às finalidades e aos objetivos do Sistema de Cultura; aprovar as diretrizes para as políticas setoriais de cultura, oriundas dos Sistemas Setoriais Estaduais de Cultura e de suas instâncias colegiadas; estabelecer as diretrizes de uso dos recursos em consonância com o Programa de Incentivo a Cultura no Estado do Tocantins e o Fundo Cultural.


Diretoria


Presidente - Tom Lyra

Vice-presidente - Meire Maria Monteiro

Secretária geral - Luara Aquino Ramos

Suplente de secretária - Lívia Iwasse.

Siga:
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page