top of page

Adetuc apresenta Guias de Pesca Esportiva e Guia de Observações de Aves


Com a segunda maior bacia hidrográfica do Brasil, Tocantins tem potencial único a ser descoberto por praticantes da pesca esportiva - Foto: Henrique Lopes/Governo do Tocantins
Com a segunda maior bacia hidrográfica do Brasil, Tocantins tem potencial único a ser descoberto por praticantes da pesca esportiva - Foto: Henrique Lopes/Governo do Tocantins

Disponibilizados de forma on-line, guias foram entregues de forma simbólica.


Após o lançamento oficial do Guia da Pesca Esportiva e do Guia Prático de Observações de Aves, realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), o presidente da Agência, Jairo Mariano, apresentou os novos guias aos secretários estaduais de turismo da região Norte, durante o Roraima Fishing Show, 1º Simpósio da Pesca Esportiva, realizado em Boa Vista (RR).


Ao apresentar os guias tocantinenses, Jairo Mariano ressaltou os inúmeros roteiros do Estado para a pesca esportiva e a variedade de fauna aquática. “Como em toda a Amazônia, o Tocantins tem inúmeros roteiros que podem ser descobertos pelos praticantes da pesca esportiva, com uma variedade de peixes e paisagens de belezas únicas”, afirmou o presidente, destacando ainda os espaços e os roteiros dedicados à observação de aves.


Disponibilizados de forma on-line, os guias foram entregues de forma simbólica ao secretário Nacional de Pesca e Aquicultura, Jorge Seif Junior; e ao governador de Roraima e anfitrião do encontro, Antônio Denarium. “Ficamos muito felizes em saber que estados, como o Tocantins, estão se organizando para promoção da pesca esportiva, pois sabemos da sua importância como um atrativo que irá integrar os estados amazônicos e desenvolver o nosso turismo”, afirmou o secretário Nacional de Pesca e Aquicultura.


O Guia da Pesca Esportiva e o Guia Prático de Observações de Aves foram produzidos por meio de recursos do Banco Mundial, via Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) e Plano Operacional de Desenvolvimento da Pesca Esportiva no Estado do Tocantins.


De acordo com Jairo Mariano, os documentos foram uma demanda do governador Mauro Carlesse para o fortalecimento do turismo e da prática de pesca esportiva do Tocantins. “Queremos impulsionar esses roteiros, pois temos um potencial incalculável. Isto irá refletir diretamente na melhoria da economia, do turismo e da vida das comunidades que serão diretamente impactadas por essa atração de investimentos”, completou, ao dizer que o Governo do Tocantins tem projetado ações de promoção das regiões turísticas para estimular a visitação por todo o Estado.


O evento, realizado no dia 19 de maio, teve o objetivo integrar empreendedores, gestores e comunidades para pensar as oportunidades de lazer, turismo e de incentivo a pesca esportiva. Participaram secretários de turismo do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima; o governador de Roraima, Antônio Denarium; o secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo William França; e o Secretário Nacional de Pesca e Aquicultura, Jorge Seif Junior.


Guias orientam sobre rotas de pesca em diversas regiões - Henrique Lopes/Governo do Tocantins
Guias orientam sobre rotas de pesca em diversas regiões - Henrique Lopes/Governo do Tocantins

Comentarios


Siga:
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page