top of page

Desafio Turistech Brasil: última chamada para inscrições!


Interessados em participar da competição, promovida pelo MTur e o Wakalua, devem apresentar projetos inovadores até 8 de novembro.


Chega à reta final o prazo de inscrições no Desafio Turistech Brasil, que vai premiar projetos inovadores do turismo nacional. Os interessados em participar da competição, promovida pelo Ministério do Turismo em parceria com o Wakalua Innovation Hub - primeiro polo global de inovação em turismo -, e em colaboração junto à Organização Mundial do Turismo (OMT), têm somente até 8 de novembro (segunda-feira) para registrar suas iniciativas (Inscreva-se aqui).


A disputa, realizada de forma totalmente online e que também conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e do Sebrae, seleciona propostas nas categorias Startups, Destinos, Empresas e Academia. As iniciativas de cada categoria mais bem colocadas conquistarão visibilidade no Brasil e no exterior, além de mentoria por parte de especialistas em turismo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) até março de 2022.


O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, reforça o convite para que entusiastas do tema se inscrevam na competição. “Não percam a chance de apresentar inovações e contribuir com a transformação tecnológica do nosso setor. Este é um processo fundamental para impulsionarmos o Brasil, especialmente no pós-pandemia, rumo às melhores práticas digitais do mundo e favorecer a geração de emprego, renda e desenvolvimento por meio do turismo”, enfatiza.


No caso de startups, as 10 mais bem classificadas poderão se associar por 12 meses ao Wakalua, acessando programas de formação e tendo conexão com um network de investidores, corporações e parceiros. As melhores também se classificarão às semifinais da 4ª Competição Global de Startups de Turismo da OMT, de 2022. Elas disputarão, ainda, uma viagem a Madri, na Espanha, para participar de um programa de formação de uma semana e da Feira Internacional de Turismo de Madri (FITUR), a maior do setor no planeta.


ORIENTAÇÕES - Os interessados podem se inscrever nas seguintes temáticas: Digitalização de negócios e destinos turísticos; Personalização de experiência; Destinos inteligentes; Marketing digital / Promoção de destinos; Impacto social/ambiental; Turismo em áreas naturais; Experiência do turista digital; Nomadismo digital; Vistos e controle de acessos; Domótica e automatização; Inserção digital de pequenos negócios; Desenvolvimento sustentável; Economia circular; Gestão e operação inteligente e Economia Criativa no Turismo.


Os projetos devem ter relação com quaisquer pontos da cadeia de valor do turismo, podendo ser destinados a visitantes, a empresas, ao setor público, à academia ou a comunidades. A avaliação das propostas inscritas no Desafio, lançado em 27 de setembro - Dia Mundial do Turismo - vai ficar a cargo de líderes do turismo e da inovação. A análise se baseará em quesitos como contribuição ao turismo, natureza inovadora e grau de desenvolvimento, entre outros.


O anúncio dos finalistas será realizado no próximo dia 18 de novembro. Por meio de uma parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), a divulgação dos projetos mais bem colocados ocorrerá durante o CASE, um dos principais eventos do ramo no país.


RETROSPECTO - O Brasil foi destaque na 3ª competição de startups de turismo da OMT que, em 2020, teve como foco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre mais de 10 mil projetos de 135 nações, o país chegou à semifinal, com dois representantes, e sagrou-se campeão na categoria equidade de gênero. A vitória coube à Sisterwave, de Brasília (DF), que facilita a realização de viagens por mulheres.


No último dia 28 de outubro, o Desafio Turistech Brasil foi o assunto de uma transmissão online. Durante a live, houve o detalhamento das regras e benefícios da disputa, com a participação do diretor do Wakalua no Brasil, Eduardo Lorea, do diretor-geral do Wakalua, Lisandro Menu-Marque, e de Jussara Botelho, CEO da Sisterwave. (Clique aqui para assistir ou rever a live).


COOPERAÇÃO - O Turistech Brasil integra uma parceria entre o MTur e o Wakalua para estimular a inovação em turismo no Brasil e melhorar a competitividade do setor por meio da transformação digital de organizações públicas e privadas da área. O trabalho conjunto deu origem ao 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, realizado em 2020, e prevê, ainda, a instalação de um hub da entidade dedicado ao setor no país, entre outras ações.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Comments


Siga:
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page