top of page

Dia Internacional da Mulher: a sensibilidade feminina a serviço do turismo!


Ministério do Turismo promove live para debater a importância das mulheres no desenvolvimento do turismo. Crédito: Gustavo Messina/MTur
Ministério do Turismo promove live para debater a importância das mulheres no desenvolvimento do turismo. Crédito: Gustavo Messina/MTur

Live promovida pelo MTur reuniu expoentes do mercado de viagens nacional para debater a importância delas ao desenvolvimento do setor.


A contribuição feminina ao fortalecimento do mercado turístico no Brasil foi o tema de uma transmissão online promovida pelo Ministério do Turismo nesta segunda-feira (08.03), Dia Internacional da Mulher. Com mediação da diretora do Departamento de Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo do MTur, Nicole Facuri, a live reuniu gestoras públicas e privadas do setor, que abordaram avanços na participação delas no ramo.


Vencedora neste ano de uma competição global de startups da Organização Mundial do Turismo, Jussara Botelho, CEO e fundadora da Sisterwave - plataforma que promove a colaboração entre mulheres viajantes -, defendeu esforços pela ampliação da presença feminina na área de tecnologia associada ao turismo. “Podemos triunfar nesse espaço com a mudança da autoestima feminina. Quanto mais mulheres estiverem ali, mais chamamos outras”, frisou.


Já Magda Nassar, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), citou benefícios da participação feminina em cargos de liderança. Primeira mulher a comandar a ABAV em 67 anos, ela ressaltou a ampliação da presença de mulheres no setor. “Entre os associados da ABAV, a gente vê um universo feminino gigantesco. É fundamental ter mais mulheres líderes. Com isso, aplicado a uma boa liderança, a gente tem resultados incríveis”, sustentou.


A live também contou com a participação de Roselene Silva, presidente da Amazonastur, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas. A gestora observou que a sensibilidade feminina é fundamental para melhorias no segmento. “Quando comecei a formar minha equipe, eu não olhava se era mulher ou homem, mas hoje tenho três de quatro diretoras mulheres. A mulher tem uma sensibilidade especial, a gente precisa dar oportunidades”, sublinhou.


A diretora Nicole Facuri, por sua vez, constatou avanços na busca por uma maior representação feminina em cargos do turismo. “Devagar, a gente vai se colocando de uma forma mais equânime. Eu tenho muito orgulho de ter na minha equipe 90% de mulheres. Eu trabalho com turismo há muitos anos e já tive diversas chefes mulheres, que foram muito inspiradoras. O que eu procuro fazer com a minha equipe é retribuir um pouquinho do que eu recebi”, comentou.


PRESENÇA - Um levantamento realizado pelo MTur revela que mulheres representam 56,9% da força de trabalho ativa na Pasta, o que engloba também a Secretaria Especial da Cultura e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). De forma proporcional, o órgão se posiciona, dentro da Esplanada dos Ministérios, entre os que mais possuem trabalhadoras ocupando cargos no âmbito do governo federal.


Em um vídeo gravado veiculado no início da live desta segunda-feira, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, parabenizou as mulheres pelo seu Dia Internacional e enalteceu a presença feminina no governo Jair Bolsonaro. “Temos várias mulheres que são exemplos, como a ministra Tereza Cristina, a ministra Damares Alves e a presidente do IPHAN, Larissa Peixoto. Parabéns, mulheres! Contem conosco sempre, estamos na luta”, comentou o ministro.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

ความคิดเห็น


Siga:
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page