top of page

Em reunião on-line, Conselho de Política Cultural estrutura ações para 2021


Alinhamentos estratégicos das instituições e entidades irão basear ações - Carol Setúbal - Governo do Tocantins
Alinhamentos estratégicos das instituições e entidades irão basear ações - Carol Setúbal - Governo do Tocantins

Os membros do Conselho de Política Cultural do Tocantins (CPT-TO), estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 16, via videoconferência, na 4ª reunião ordinária, para tratar de diversos assuntos relacionados ao setor de cultura do Estado. A reunião foi conduzida pela presidente em Exercício do CPC-TO, Meire Maria, que juntamente com a secretaria geral, Luara Aquino, além do presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, prestaram homenagens pela contribuição cultural deixada ao Estado pelo cantor e compositor, Nilo Alves, que faleceu, recentemente, vítima da Covid-19.


Na ocasião, o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, desejou boas-vindas aos conselheiros e se colocou à disposição dos membros e ouviu as demandas dos conselheiros e das câmaras setoriais de cultura. “Estamos à disposição dos conselheiros para algum tipo de alinhamentos estratégicos das instituições e entidades”, disse o presidente enfatizando que uma das prioridades de sua gestão na Cultura e do governo do Estado, se concentrou no patrimônio material, que estão necessitando de reformas e reparos.


Durante a reunião, o presidente da Adetuc, ouviu as sugestões e opiniões, além de receber elogios pela iniciativa de se empenhar no trabalho para manutenção, restauração e preservação do patrimônio cultural do Estado. “As sugestões e opiniões dos conselheiros e das câmaras setoriais são bem-vindas e serão avaliadas, sendo elas de fundamental importância para o fortalecimento das políticas públicas eficientes e de qualidade para o setor de cultura do Tocantins, conforme preconiza o governador Mauro Carlesse”, pontuou Jairo Mariano.


Nesse sentido, foi aprovada pelo CPT-TO o projeto para manutenção, restauração, revitalização dos museus do Estado, resultado de uma parceria de levantamento na parte de engenharia junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para reforma do prédio do Memorial Coluna Prestes (Palmas), Ruína dos Rosários dos Pretos (Natividade), Casarão Aires e o museu de Zoologia (Porto Nacional), Museu Histórico de Arraias(Arraias), Igreja de Nossa Senhora do Carmo (Monte do Carmo), Casa da Cultura (Paranã), Museu Yny Heto (Formoso do Araguaia). A manutenção, conservação, revitalização dos equipamentos culturais, tombados, inicialmente pelo governo Estado, serão realizadas pela Secretaria de Obras do Estado, com recursos provenientes do Fundo da Cultura do Estado.


Durante as discussões, ficou definido uma nova eleição para escolha da suplência da Secretaria Geral do CPC-TO e a eleição da cadeira de presidente do Conselho.


Os membros do conselho também discutiram outras pautas, a exemplo da apresentação dos indicados pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac) para cadeira de Teatro e Circo, proposta de criação de Comissão Permanente de Promoção e Preservação do Patrimônio Cultural do Tocantins – Setorial de Patrimônio Material e Setorial de Patrimônio Imaterial, além apresentação de duas Câmaras Setoriais, e Informes gerais da Adetuc, dentre outros.

Comments


Siga:
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page