top of page

Federação de Artes Cênicas busca parceria do Governo do Tocantins para realização de festival


Reunião entre representantes da Fetac e da Adetuc - Flávio Cavalera/Governo do Tocantins
Reunião entre representantes da Fetac e da Adetuc - Flávio Cavalera/Governo do Tocantins

A realização de um festival e demandas sobre a Lei Aldir Blanc foram temas de reunião, na sexta, 7, entre vice-presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Mounira Hawat, e a superintendente de Cultura, Lorena Ribeiro, com o presidente da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), Kaká Nogueira, e a vice-presidente da entidade, Renata Souza.


A intenção da entidade é realizar o Festival de Artes Cênica em 2021, com etapas regionais e final em Palmas. “Viemos alinhar uma parceria com o Governo do Estado”, ressaltou Kaká, lembrando que o evento também prevê a realização de cursos gratuitos para jovens em situação de risco social.


“A Adetuc está sempre aberta para este tipo de parceria, que leva ao fortalecimento cultural do Estado”, lembrou Mounira, informando que a ação será inserida no planejamento da Pasta para o próximo ano.


O presidente da Fetac também fez observações sobre a análise dos proponentes aos editais da Lei Aldir Blanc, durante da fase de Habilitação, além de solicitar a reanálise de solicitação do auxílio emergencial de alguns associados.


A vice-presidente da Adetuc explicou que todos os procedimentos seguem rigidamente as orientações administrativas e jurídicas, para garantir a transparência dos repasses e lembrou que todos os editais foram analisados e aprovados pelo Conselho de Política Cultural do Estado.


“Este diálogo é muito importante, nossos objetivos são os mesmos, beneficiar nossos artistas”, enfatiza do presidente da Adetuc e secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, ressaltando o reconhecimento da categoria por parte do governador Mauro Carlesse.


A entidade é composta por cerca de 200 profissionais de todo o Estado, das áreas de teatro, dança, stand up comedy e circo que atuam em 70 grupos, companhias, coletivos, além de artistas individuais. São atores, técnicos, dramaturgos, cenógrafos, cenotécnicos, iluminadores, coreógrafos, técnicos de som e luz da cena, professores de teatro, dança e circo que movimentam a economia criativa tocantinense.

Comments


Siga:
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page