top of page

Festejos das Santas Almas Benditas são cancelados em função da pandemia


Tradição das congadas na região de Santa Rosa começou na Fazenda Açude - Emerson silva / Governo do Estado
Tradição das congadas na região de Santa Rosa começou na Fazenda Açude - Emerson silva / Governo do Estado

Distante 166 km de Palmas, Santa Rosa do Tocantins preserva uma importante tradição, os Festejos das Santas Almas Benditas, que incluem os cortejos dos congos e ocorrem sempre no Dia de Finados, 2 de novembro. Neste ano, a programação que atrai fieis católicos da região e visitantes de outras localidades não será realizada, em função da pandemia da Covid-19.


Os Festejos das Santas Almas Benditas trazem momentos parecidos com os Festejos do Divino Espírito Santo, como a própria organização a cargo de um casal da comunidade, geralmente em retribuição a uma graça. Porém, sempre está presente um grupo de congado, formado por 12 homens que puxam o cortejo até o cemitério.

Congada do Morro São João: cancelamento em 2020 para evitar a Covid-19 - Emerson Silva / Governo do Estado
Congada do Morro São João: cancelamento em 2020 para evitar a Covid-19 - Emerson Silva / Governo do Estado

Habitualmente, saem três cortejos em Santa Rosa – um segue para o principal cemitério da cidade, às margens da TO-050, o outro ocorre na fazenda Açude e o terceiro na Comunidade Quilombola do Morro São João.

Segundo os moradores mais antigos, a festa começou a ser realizada há mais de 300 anos, na Fazenda Engenho, hoje Açude. Ela teria sido trazida de Portugal por um padre que formou família com uma escrava. Os descendentes teriam dado continuidade ao festejo. 


Os congos, ou congadas se originaram durante o período colonial e representam a coroação de reis do Congo, simbolizando o sincretismo cultural e religioso do Brasil. No Tocantins, a tradição dos cortejos é mantida em outros municípios, como Monte do Carmo, Ipueiras, Silvanópolis e Conceição do Tocantins.


“O Tocantins possui um imenso potencial para o turismo religioso. Temos festas ricas em simbolismo, agregadas aos pratos típicos e à já conhecida receptividade do povo tocantinense”, pontua o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, lembrando que o governador Mauro Carlesse apoia o desenvolvimento de projetos que valorizam a religiosidade e a cultura.


Comments


Siga:
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page