Formoso do Araguaia: Rios, praias, lagos, Ilha do Bananal, e um rico ecossistema para o ecoturismo.
Formoso do Araguaia está estrategicamente localizada numa região que possui características de uma extensa planície e sua declividade é de no máximo 2% numa extensão de quase 200 quilômetros para o oeste. No meio desta extensa paisagem existem dezenas de Lagos, rios, Campos e matas formando um bioma bem característico da região pantaneira.
Parte destas planícies estão ocupadas por grandes projetos agrícolas que aproveita da pequena declividade para construção de grandes canais de irrigação que captam água nos maiores mananciais. Intercalando com projetos agrícolas, fazendas de cria e recria de gado se espalham ao longo dos varjões que ofertam capim natural e artificial para grandes rebanhos.
Mas Formoso também tem um grande potencial turístico que atrai milhares de visitantes durante todo o ano. Seus piscosos lagos atraem adeptos da pesca esportiva que chegam de todo país em busca de uma boa fisgada de um tucunaré azul, de um surubim ou de um valente pirarara. Os mais famosos pescadores do país visitam Formoso do Araguaia regularmente.
Bem perto da cidade, os lagos Taboca e Calumbi possuem inúmeras pousadas estruturadas em suas margens que ofertam pacotes recheados de conforto e de uma boa pescaria. Próximo a cidade o Morro Água Azul se destaca como um disputado atrativo turístico. A água mineral puríssima jorra de fendas calcárias formando um balneário de cor azulada que convida parabém delicioso banho.
Durante a estiagem surgem as extensas praias de areias brancas e águas cristalinas nos rios Formoso e Javae que atraem milhares de turistas que formam centenas de acampamentos ao longo de suas margens. A prefeitura local monta uma grande estrutura na famosa Praia Grande com palco, banheiros, estacionamento, bares e áreas para praticas esportivas.
Grande parte dos 2 milhões de hectares da Ilha do Bananal está situado no município de Formoso do Araguaia. Entrelaçada pelos rios Araguaia e seu braço direito, o rio Javaé, a ilha é ocupada por dezenas de aldeias da etnia Javaé na margem direita e a etnia karajá na margem do rio Araguaia. Centenas de Lagos estão espalhados no seu interior e que ainda possui grandes vegetações intactas em suas margens. Veados, antas, onça pintada, peixes, jacarés e inúmeros outros animais povoam o lugar. A cria e recria de gado bovino também ocupa extensas áreas na Ilha no sistema de comodato para pastagens denominados retiros que são pagos aos indígenas por cabeça de gado colocada.
Comitivas de turistas também visitam o interior da Ilha através do guiamento feito pelos indígenas. Existem inúmeros portais de acesso com entrada controlada e com estradas que levam até o lado oeste da ilha, nas Aldeias Santa Isabel e Fontoura.
As tradicionais festas que são realizadas anualmente nas aldeias são muito ricas em rituais e costumes. A festa de iniciação chamada de Hethorokã é uma delas. Muito bonito de se ver. O artesanato produzido nas aldeias são bem criativos e caracterizam a cultura indígena. A arte ritxoko das índias karajás produz bonecas de barro cerâmico adornadas com pinturas primitivas e fibras de palmeiras nativas.
Bem, para conhecer mais e se encantar com as potencialidades de Formoso do Araguaia é só programar a viagem e seguir na Br-242 até as barrancas do rio Javaé. Com certeza você vai voltar com saudades! Para passeios nos inúmeros roteiros turísticos da região é só ligar na Pousada Sereníssima e falar com Jr Verás no 63 984649127.
Foto: Portal do Amaral
Matéria: Da redação.
Comments