Governo Federal certifica participantes do Experiências do Brasil Rural
Live promovida pelo Ministério do Turismo reuniu representantes dos oito roteiros atendidos no projeto, uma parceria com o Ministério da Agricultura e a UFF para fomentar o desenvolvimento do turismo no campo.
Foram certificados nesta quinta-feira (24.03) os 8 roteiros contemplados na 1ª edição do Projeto Experiências do Brasil Rural, ação do Governo Federal voltada ao fortalecimento do turismo rural. O reconhecimento ocorreu durante live promovida pelo Ministério do Turismo, que reuniu representantes das rotas e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), parceiros do MTur na iniciativa. (Assista ou reveja aqui)
Por meio do projeto, circuitos turísticos rurais de várias regiões do país, que produzem queijos, vinhos, cervejas e Frutos da Amazônia, contaram com apoio técnico dos ministérios e da instituição de ensino do Rio de Janeiro para estruturar destinos e empreendimentos da agricultura familiar e comercializar produtos e serviços. O objetivo foi promover o turismo no campo, de forma a ampliar e diversificar a oferta turística nacional.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, parabenizou os participantes do projeto e apontou empenho pela consolidação do segmento. “O Brasil é a maior potência agrícola do mundo, e precisamos converter esse importante diferencial em produtos e serviços que reforcem a atratividade dos nossos destinos rurais. Contem com o governo Bolsonaro para fazermos do turismo rural um dos fortes indutores da economia e da geração de emprego e desenvolvimento”, declarou.
Os roteiros envolvidos na primeira edição do Experiências do Brasil Rural foram a Rota Amazônia Atlântica, do Pará; a Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores, da Bahia; o Agroturismo do Espírito Santo; a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira, em Minas Gerais; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina, e a Ferradura dos Vinhedos e o Roteiro Farroupilha Colonial, no Rio Grande do Sul.
Durante a live, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, Fábio Pinheiro, comemorou o sucesso do projeto. “Esse é um momento de muita alegria para nós, com a entrega de mais um produto que vai mudar a vida de comunidades rurais por meio do turismo. No nosso governo, uma das marcas registradas é a parceria entre os diferentes órgãos, sempre em busca de um objetivo comum: fazer o bem ao nosso povo”, comentou.
O secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Márcio Candido, que também participou da transmissão online, enalteceu a parceria com o MTur. “É um trabalho inovador e importantíssimo para o agricultor familiar e para a produção rural. Isso vem ampliar a renda do agricultor familiar e é uma nova oportunidade de inovação para ele receber o turista, ser capacitado de como preparar o seu produto para o turismo”, ressaltou.
A live também contou com a participação do professor doutor André Brandão, coordenador de Integração Acadêmica da Pró-Reitoria de Extensão da UFF, que citou benefícios do projeto. “A parceria com os ministérios da Agricultura e do Turismo redundou em um trabalho de pesquisa e extensão, com resultados muito concretos. Sempre na perspectiva da geração de renda e desenvolvimento social e da construção de políticas públicas eficientes e efetivas”, afirmou.
CONSOLIDAÇÃO - O Governo Federal já recebe inscrições para uma segunda edição do Experiências do Brasil Rural, cujo prazo segue aberto até o dia 1º de abril (Inscreva-se aqui). Desta vez, serão contemplados mais oito roteiros turísticos de todo o país, pertencentes às cadeias agroalimentares do café, da cachaça, da farinha de mandioca e do mel. MTur e MAPA também trabalham a elaboração de portaria para tornar o projeto um programa permanente.
A diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitividade do Turismo do MTur, Nicole Facuri, presente à live desta quinta-feira, justificou a decisão. “É muito importante a gente poder ancorar as políticas públicas junto a parceiros estratégicos, como é o caso Ministério da Agricultura. A parceria que a gente fez com o MAPA é um fator que nos apoia a olhar para a frente, porque a gente ainda tem um longo caminho a evoluir”, explicou.
A transmissão online contou, ainda, com a coordenadora-geral de Turismo Responsável do MTur, Rafaela Lehmann; o diretor de Cooperativismo e Acesso a Mercados do MAPA, Márcio Madalena, e Osiris Marques, professor do Departamento de Turismo da UFF.
As experiências desenvolvidas nos roteiros foram retratadas em vídeos promocionais de cada um deles (Confira aqui), e também houve a confecção de catálogos a respeito das rotas (Acesse aqui).
RELATOS - Confira abaixo depoimentos de representantes dos roteiros contemplados na primeira edição do projeto Experiências do Brasil Rural.
Hortência Osaki - Rota Amazônia Atlântica (PA): “foi uma oportunidade que vocês não podem mensurar o que é isso para a nossa região Norte. Vocês fizeram experiências memoráveis de transformação na vida das pessoas. Hoje, podemos afirmar que o município de Augusto Corrêa é um roteiro turístico. As pessoas estão vindo para cá e estão fazendo geração de emprego e renda”.
Fabiana Dickmann - Roteiro Caminhos do Campo (SC): “eu gostaria de parabenizar pelo excelente uso do recurso público através desse projeto e agradecer ao Governo Federal. Nós vimos que temos muitas experiências a serem entregues. A gente conseguiu mostrar a todos que estão nos conhecendo a partir do projeto o quão maravilhoso é estar vivenciando o meio rural”.
Marcus Vinícius Januário - Rota do Queijo Terroir Vertentes (MG): “nós agradecemos poder participar desse grande projeto. O Terroir Vertentes, depois de passar pelo Experiências do Brasil Rural, se consolida cada vez mais como um dos melhores queijos de Minas. Temos produtores que foram realmente valorizados, que se dedicaram e se entregaram a essa experiência do projeto”.
Marisa Poloni - Roteiro Farroupilha Colonial (RS): “participar desse edital foi uma grande oportunidade de qualificação, de forma muito objetiva e alinhada ao desenvolvimento do turismo rural. Agora a gente está com um grupo ainda mais motivado, que quer seguir ofertando suas vivências e mostrar que o turismo rural é muito além da produção, ele tem muito valor histórico e cultural agregado”.
Carla Caliman - Roteiro Agroturismo (ES): “a gente tem uma gratidão muito grande por termos sido selecionados para esse projeto maravilhoso. Foi um momento simbólico de união do roteiro, já que a gente estava em pandemia e hoje o roteiro está nessa retomada das atividades turísticas já com 11 experiências turísticas formatadas, trazendo uma novidade para o turista”.
Aline Rodrigues - Rota Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores (BA): “temos 10 experiências formatadas em funcionamento, e há novos participantes querendo entrar nesse roteiro. Eu quero agradecer muito ao Governo Federal, ao Ministério do Turismo e ao Ministério da Agricultura, por esse lindo projeto. Já estamos colocando dicas que foram dadas para execução”.
Andrea Rodrigues, Roteiro Ferradura dos Vinhedos (RS): “a gente não tinha tanta dimensão até onde poderíamos chegar. Foi uma experiência única, ímpar, que nos qualificou e nos trouxe uma nova visão do potencial que nós temos aqui. Nós só temos a agradecer pela oportunidade de fazer parte desse edital, que foi um sucesso, com certeza”.
Cristina Costa - Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira (MG): “nos acrescentou muito a capacitação, nós estamos com uma expectativa muito grande do que a gente vai poder apresentar ao visitante. Nós recebemos todo tipo de orientação para uma melhor apresentação do nosso produto, e a nossa cadeia produtiva inclusive vai poder ser incrementada com outros produtos”.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Kommentare