top of page

Lajeado: Ecoturismo com estrutura e pertinho da capital.



Bem antes do lago, Lajeado já se apresentava como um destino rico em potencial no ecoturismo. Já se noticiava as corredeiras do estreito funil, as cachoeiras do rio lajeado, as aldeias indígenas Xerentes na divisa de Tocantinia e até na existência de escritas milenares nos paredões da Serra em seu entorno.

Com a construção da capital, Palmas e a construção da hidrelétrica e formação do lago, as potencialidades começaram a aflorar e ganhar visibilidade na mídia e atenção dos turistas. Hoje, o município de Lajeado se desponta como um dos principais polos de visitação turística do estado.

Situada a apenas 6o quilômetros da capital, lajeado vem se reestruturando e atraindo investimentos privados na formatação de um polo receptivo de alta qualidade. Dezenas de pousadas de alto nível e a implantação de equipamentos públicos voltados para o apoio ao visitante tem possibilidade um aumento substancial na visitação turística no município.

Um dos ícones da região, o morro do segredo, tem despertado a curiosidade dos ecoturistas e adeptos de caminhadas revelando a sua capacidade de proporcionar uma vista magnifica do lago e do longínquo horizonte que se enfeita diariamente com um por do sol sem igual. O mirante da serra, próximo a cidade também oferece uma vista deslumbrante de toda a região. Os visitante aproveitam a altura do lugar e tiram belíssimas fotos para suas redes sociais.


A praia do Segredo, que recebeu grandes investimentos em sua estruturação, se projeta como um destino que funciona initerruptamente durante todo ano. Restaurantes, bares, quiosques, caiaques e um amplo estacionamento faz do atrativo um lugar espetacular para reunir a família e amigos e desfrutar das límpidas águas do rio Tocantins.

A cachoeira do lajeado situada quase chegando ao lago, atrai centenas de banhistas que se deliciam em suas ´aguas que descem pelas pedras formando uma imagem belíssima. Naturalmente que fica interditada quando há chuvas intensas devido ao volume de agua que desce por seu vale.

As escarpas da Serra do lajeado também oferecem um espetáculo a parte. Além das inúmeras trilhas que levam a pequenas cachoeiras e a grutas incríveis e cheias de mistério, nos proporciona também conhecer o sitio arqueológico Catitú de escritas rupestres que nos leva a imaginar o dia a dia de pessoas que habitavam este lugar a milhares de anos atrás. O local recebeu melhorias como passarelas e placas indicativas e painéis informativos que ajudam o turista a entender toda aquela arte de comunicação milenar.

Margeando o lago nas duas margens vamos encontrar centenas de chácaras de recreio e de morada onde as famílias passam finais de semana e feriados se deliciando nas águas do lago e descansando da semana intensa de trabalho. Belíssimas pousadas projetadas arquitetonicamente para receber bem o visitante já começam a se posicionar na orla do lago., atraindo turistas de todo o Brasil e exterior.

A hidrelétrica do lajeado oferta tours guiados par grupos organizados, estudantes e instituições para conhecerem de perto a magnitude de sua estrutura e o represamento das águas do rio Tocantins.

Uma estrada rural muito bonita recorta as montanhas no sentido Palmas e se denomina Vão do lajeado onde podemos vislumbrar as escarpas da Serra e intensas matas em sua base. Pequenas chácaras se estendem ao longo de 70 quilômetros com diversas saídas entre os vales que chegam a T0 050.

Bem, Palmas já está com quase 400 mil habitantes e muita gente por aqui ainda não conhece essa belezas bem aqui pertinho. É hora de reunir a família, os amigos e descobrir um paraíso todinho pra vocês.

Da redação

Foto: Atitude Tocantins



Comments


Siga:
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page