top of page

Ministério do Turismo realiza encontro de capacitação com coordenadores do Cadastur


Cadastur reúne os prestadores de serviços turísticos em todo o país. Crédito: Divulgação MTUR
Cadastur reúne os prestadores de serviços turísticos em todo o país. Crédito: Divulgação MTUR

Na pauta, assuntos estratégicos para auxiliar na retomada do turismo e fortalecimento da formalização de empreendimentos do setor.


Lei Geral de Proteção de Dados, Lei de Liberdade Econômica e Fiscalização foram alguns dos temas abordados no 11º Encontro dos Coordenadores do Cadastur, encerrado nesta sexta-feira (13.11). Durante cinco dias de capacitação, representantes regionais do cadastro oficial de prestadores de serviços turísticos do Ministério do Turismo tiveram contato com assuntos estratégicos para auxiliar na retomada do turismo e para o alinhamento de ações de fortalecimento da formalização de empreendimentos do setor.


O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, participou do evento e ressaltou o papel importante do Cadastur para a elaboração de políticas públicas, especialmente neste ano de pandemia.


“Foi por meio do Cadastur que conseguimos criar o Selo Turismo Responsável, uma iniciativa imprescindível que traz segurança a turistas e a segmentos do setor. Mais de 23 mil estabelecimentos aderiram ao selo, que é destinado a prestadores cadastrados no sistema. Isso se deve ao trabalho árduo e contínuo da equipe do ministério e de cada representante estadual e municipal”, declarou o secretário.


A Lei Geral de Proteção de Dados foi um dos destaques do encontro. Em vigor desde 18 de setembro, a lei regula o tratamento de dados pessoais com o objetivo de proteger os direitos de liberdade e de privacidade. “Por ser uma lei recente, achamos de extrema relevância trazê-la para ser discutida na reunião e saber como aplicá-la no âmbito do Cadastur”, explicou Tamara Galvão, coordenadora-geral de Cadastramento e Fiscalização de Prestadores de Serviços Turísticos. “Esses encontros anuais nos aproximam dos gestores que estão na ponta, o que agrega muito valor ao nosso trabalho”, concluiu.


Também foram abordados temas como governança e avaliação de políticas públicas, fiscalização, planos para 2021, balanço das ações realizadas em 2020, Lei de Liberdade Econômica, ficha nacional de registro de hóspedes e a migração do canal de acesso do site do Cadastur para o Gov.br, que deve acontecer no final de novembro.


AMAZONASTUR - Durante o 11º Encontro dos Coordenadores Regionais do Cadastur, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur) apresentou as ações que estão sendo realizadas para regularização de portos, marinas, barreiras rodoviárias e flutuantes do estado.


Edição: Amanda Costa


Comments


Siga:
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page