top of page

MTur participa do encerramento de curso de atrativos naturais e culturais


Secretário William França representou o MTur na aula de encerramento da qualificação.
Secretário William França representou o MTur na aula de encerramento da qualificação.

Parceria com o Instituto Federal do Ceará permitiu a formação de 55 profissionais de todo o Brasil em Agentes de Informações Turísticas.


Um evento online, realizado na última segunda-feira (06.07), marcou o término do curso de Agente de Informações Turísticas com ênfase em Atrativos Naturais e Culturais. Promovido pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o curso qualificou 55 profissionais de todo o Brasil em temas que englobaram empreendedorismo, inovação, inglês aplicado ao turismo, entre outros.


O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, representou o Ministério do Turismo na aula de encerramento. “Estamos muito felizes com o engajamento do IFCE e dos alunos de todo o país que estão se formando. Tivemos um número bastante expressivo de concluintes. Espero que esse seja o primeiro de uma série de cursos que ofertaremos juntos”, comentou o secretário durante sua fala.


O reitor do IFCE, José Wally Mendonça Menezes, agradeceu a iniciativa do MTur em promover o curso. “O país precisa cada vez mais fazer uma imersão ao turismo e suas transversalidades, nós somos um país extremante rico e precisamos potencializar isso, tanto internamente quanto do ponto de vista internacional. Quero parabenizar o Ministério do Turismo por esta ação”.


Durante o encontro, alunos, professores e dirigentes se emocionaram ao relembrarem as experiências vividas durante a qualificação. “O sentimento é de nostalgia e de gratidão. Quero agradecer imensamente a oportunidade que nós tivemos e a seriedade com que os professores realizaram o curso. Foi um semestre de pura conquista, de muito aprendizado, muita conexão, muita novidade, mas, acima de tudo, muita formação”, comentou Duda Araújo, concluinte do curso.


Duda é bacharel em Turismo e mora no interior do Pará. Segundo ela, a qualificação será um diferencial para a sua profissão. “Para mim o curso garante um diferencial único, pois na região em que atuo somos apenas dois turismólogos e sou a única que possui uma formação de Agente. Agora, oficialmente Agente de Informações Turísticas, falo com muita prioridade que me sinto mais capaz e trabalho com mais segurança a nível de informação. Com o que aprendemos, me sinto muito mais preparada e motivada para dar o melhor na prática do turismo”, declarou a formanda.


Além da profissional paraense, outros alunos compartilharam percepções positivas em relação à capacitação. “O curso possibilitou a diversas pessoas de diversas regiões do país uma qualificação técnica e profissional. Parabéns ao IFCE e ao Ministério do Turismo. Que essa parceria continue”, comentou o aluno de Pernambuco Willemberg Francelino.


“Todos os professores são de excelente qualidade e possuem um excelente material didático. O nosso país só tem a agradecer, pois quanto mais profissionais qualificados na área do turismo melhor a gente vai poder mostrar todas essas belezas naturais e culturais e a riqueza do nosso meio ambiente aos nossos turistas. Muito obrigada por essa oportunidade”, declarou Lídia Nery, aluna de Santa Catarina.


O formando José de Almeida, de 68 anos, afirma que a aprovação do curso foi unânime e que todos indicariam a qualificação. “Em determinado momento nos perguntaram se recomendaríamos a capacitação, e não tenho dúvida nenhuma de que todos nós recomendamos o curso para quem quer que seja”, garantiu.


A professora Lúcia Aguiar, responsável pela disciplina “Fundamentos do Turismo, Hospitalidade e Lazer”, destacou que o curso foi desenvolvido com muito empenho pela equipe de docentes. “Foi uma experiência de muito aprendizado, uma troca valiosa, de muito profissionalismo. Nosso papel foi cumprido: colocar profissionais mais qualificados no mercado de turismo. Agradeço ao MTur por ter tornado essa parceria e esse projeto reais e agradeço aos alunos por terem se dedicado ao nosso curso”.


Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, os depoimentos positivos e emocionantes dos alunos durante a aula de encerramento mostram que a qualificação vai muito além de ensinar. "Qualificar não é apenas transmitir conhecimento. Cada aluno que se forma é uma vida que se transforma. O Ministério do Turismo vai continuar investindo em qualificação para desenvolver o turismo brasileiro e mudar para melhor a vida dos trabalhadores do setor".


O CURSO – A qualificação gratuita em Agente de Informações Turísticas com ênfase em Atrativos Naturais e Culturais teve início em 29 de março e contou com carga horária de 280h. O curso abordou temas sobre atrativos turísticos, comunicação e oratória, ética e etiqueta profissional, tecnologia da informação, empreendedorismo e inovação e inglês aplicado ao turismo.

Por Vanessa Castro

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Comments


Siga:
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page