top of page

MTUR promove aula inaugural do curso de turismo gastronômico


Transmissão pode ser acompanhada pelo canal do Ministério do Turismo no YouTube no dia 18 de novembro.


OMinistério do Turismo e o Instituto Federal de Brasília (IFB) promoverão no dia 18 de novembro o lançamento do curso a distância de Turismo Gastronômico para Gestores de Turismo. A aula inaugural poderá ser acompanhada por meio do canal do Ministério do Turismo no YouTube a partir das 09h30. A iniciativa também é resultado de uma parceria da Pasta com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).


Participam da transmissão online Sandra Carvão, chefe de Informações de Mercado e Competitividade da Organização Mundial do Turismo (OMT); Gonçalo Fernandes, vice-reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD); e Luciana Massukado, reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB), além do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que falará na abertura do evento.


As inscrições para concorrer a uma das 300 vagas ofertadas estão abertas até o dia 19 de novembro. São 150 vagas para ampla concorrência e 150 para candidatos indicados pelo Ministério do Turismo e pela universidade. O interessado em concorrer a uma das vagas de ampla concorrência CLIQUE AQUI. Já as inscrições para indicados podem ser feitas AQUI.

“Sabemos do potencial da gastronomia para impulsionar o fluxo de turistas entre países, em especial na retomada das atividades turísticas. E nenhum país possui a diversidade de temperos e sabores que o Brasil tem, mas para isso precisamos garantir que nossos destinos estejam preparados para esta tendência e é nesse cenário que este curso se insere”, comentou o ministro do Turismo, Gilson machado Neto.


O curso tem início, efetivamente, no dia 14 de dezembro e segue até 14 de fevereiro do próximo ano. Os alunos que concluírem a qualificação receberão certificado com a chancela do IFB e da UTAD, viabilizada por meio do Acordo de Cooperação Internacional firmado entre as duas instituições.


TURISMO GASTRONÔMICO - Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no planeta. No Brasil, a gastronomia movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e é um dos itens mais bem avaliados por estrangeiros em visita ao país. Oito em cada 10 turistas internacionais aprovaram a gastronomia brasileira em 2019, segundo estudo realizado pelo Ministério do Turismo com visitantes internacionais (Demanda Turística Internacional).


De forma a impulsionar o turismo gastronômico, em 2020, o Ministério do Turismo e o Instituto Federal do Brasil (IFB) firmaram um acordo para o desenvolvimento do projeto “Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil”. O Ministério do Turismo também contratou, em parceria com a Unesco, uma consultoria para apoiar a formulação de ações e estratégias voltadas ao desenvolvimento do turismo gastronômico no país.

Por Amanda Costa

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Comentarios


Siga:
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page