top of page

MTur realiza segunda live do novo seminário virtual “Visões de Mercado”


Especialistas debatem a importância do turismo gastronômico e da inovação na oferta turística. Crédito: Reprodução internet
Especialistas debatem a importância do turismo gastronômico e da inovação na oferta turística. Crédito: Reprodução internet

Turismo gastronômico e inovação na oferta turística foram os temas abordados por especialistas durante transmissão que integra o Projeto Experiências do Brasil Rural.



Turismo gastronômico e inovação na oferta turística. Estes foram os temas, nesta sexta-feira (01.10), da segunda live da nova etapa do seminário virtual “Visões de Mercado”, promovido no âmbito do Projeto Experiências do Brasil Rural. A iniciativa, uma parceria entre os ministérios do Turismo, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Universidade Federal Fluminense (UFF), capacita empreendedores a fim de fomentar desenvolvimento do turismo no campo.


A transmissão desta sexta, realizada pelo YouTube e que integra as celebrações pelo Dia Mundial do Turismo (27.09), contou com as participações de Ana Paula Jacques, coordenadora do Projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil, uma ação conjunta do Ministério do Turismo e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB); e de Richard Alves, consultor do Programa Nacional de Turismo Gastronômico do MTur e da Unesco.


O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, frisa que o aproveitamento do potencial gastronômico do campo e o uso de novas soluções favorecem a retomada de atividades no pós-pandemia. “Gastronomia e inovação são cruciais para reforçar a atratividade dos nossos destinos rurais. A culinária do campo tem um grande poder de cativar visitantes o que, aliado a novas soluções, contribui para elevar a nossa competitividade no cenário turístico global”, aponta.


Durante a live, Ana Paula Jacques ressaltou a importância da associação de atrativos culturais, gastronômicos e naturais do campo. “Dados pré-pandemia da OMT indicavam a gastronomia como a terceira maior motivadora de viagens, atrás apenas de cultura e natureza. Mas o turismo gastronômico se nutre de elementos culturais e naturais. Então, a gente tem no turismo gastronômico os três principais motivadores de viagens”, justificou.

Já o consultor Richard Alves apontou benefícios da oferta de vivências únicas no meio rural. “Parte das experiências que as pessoas buscam ao viajar estão pautadas em experiências relacionadas à gastronomia, e a gastronomia permite agregar valor a serviços, produtos e destinos turísticos a partir de atrativos culturais e naturais. O viajante, brasileiro e estrangeiro, não quer mais o básico, ele quer as experiências mais diferenciadas”, comentou.


Clique aqui para assistir ou rever a live desta sexta-feira.


PROJETO - Os roteiros atendidos pelo Experiências do Brasil Rural são a Rota Amazônia Atlântica, do Pará; a Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores, da Bahia; o Agroturismo do Espírito Santo; a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira, em Minas Gerais; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina, e a Ferradura dos Vinhedos e o Roteiro Farroupilha Colonial, no Rio Grande do Sul.


A fase inicial do projeto envolveu a realização de um diagnóstico das rotas selecionadas, que indicou pontos fortes e quesitos passíveis de aprimoramentos. Em seguida, teve início a etapa de qualificações da iniciativa, com a promoção dos seminários virtuais “Visões de Mercado”. As transmissões abordaram cases de sucesso no turismo rural e tendências do mercado de viagens, além da criação de marcas associadas aos roteiros. (Assista ou reveja aqui, aqui e aqui)


A próxima etapa da iniciativa, em outubro deste ano, consistirá na realização das “Oficinas de Experiências”, voltadas à formatação de vivências turísticas memoráveis nas rotas contempladas. Já no mês de novembro, haverá a validação de produtos e serviços desenvolvidos, com visitas presenciais de coordenadores do projeto aos roteiros. Por fim, o Experiências do Brasil Rural vai ter como foco ações de apoio à promoção e à comercialização de roteiros.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Comentários


Siga:
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page