top of page

MTur recebe contribuições para aprimorar oferta de qualificação no setor de Turismo


Seminário contou com a participação de pesquisadores, professores e estudantes. Crédito: Divulgação
Seminário contou com a participação de pesquisadores, professores e estudantes. Crédito: Divulgação

Ideias foram apresentadas por pesquisadores, professores e gestores para os cursos ofertados pela Pasta durante seminário realizado nesta semana.


Após três dias de intensos debates, o Ministério do Turismo finalizou, na última quarta-feira (19.05), o Seminário Nacional de Validação dos Planos Territoriais de Qualificação em Turismo. Com a conclusão, pesquisadores, professores e estudantes encaminharam propostas e ideias para o aprimorar a capacitação no setor de Turismo no país. Entre elas está a compreensão da Política Nacional de Qualificação do Turismo como uma política de Estado e soluções para minimizar os impactos da evasão nos cursos ofertados pela Pasta.


Da Espanha, onde participava da Fitur, uma das mais importantes feiras do setor, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, comentou sobre as ações de qualificação desenvolvidas pela Pasta. “A preparação para a retomada das atividades com foco na recuperação econômica do nosso setor, passar por um atendimento cada vez mais qualificado e o Ministério do Turismo tem aproveitado esse momento de redução de viagens para foca na melhoria da experiencia para os viajantes”, comentou.


O ministro do Turismo interino, Hercy Rodrigues, parabenizou a iniciativa e destacou a importância da capacitação para o setor. “Nós entendemos a qualificação como um dos pilares mais importantes para que o turismo chegue ao ponto que ele deve realmente chegar. Portanto, com este trabalho nós teremos mais condições de destinar os cursos específicos para cada destino, para cada região deste Brasil imenso e belo e colhermos subsídios para a Política Nacional de Qualificação do Turismo”, declarou.


Realizado entre os dias 17 e 19 de maio, o Seminário Nacional de Validação dos Planos Territoriais de Qualificação em Turismo teve por objetivo analisar a metodologia aplicada em uma série de cursos desenvolvidos pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), e que têm como foco as 30 rotas turísticas estratégicas brasileiras e cidades próximas a elas, totalizando 177 municípios. Participaram do seminário integrantes das redes de qualificação das bases territoriais; gestores públicos e privados; pesquisadores; professores; e membros da comunidade turística. O vídeo de abertura do encontro já tem quase mil visualizações.


Para Andrea Pinto, diretora de Qualificação do Turismo, do Ministério do Turismo, o seminário apresentou pontos positivos e outros que podem ser aprimorados aos participantes do seminário. “Isso vai nos auxiliar na redefinição do formato da oferta dos cursos. Vamos trabalhar junto com vocês. Nós temos que fortalecer, tornar uma base forte para darmos sequência. Quero agradecer a todos que participaram deste seminário. Quero destacar a importância desse evento. Todos nós acompanhamos o desenvolvimento e a evolução de todo o trabalho feito nas bases territoriais”, disse.


Ainda durante o seminário, o pesquisador e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Aguinaldo Fratucci, destacou a importância que o governo federal está dando à qualificação nos diversos segmentos que compõem o sistema produtivo. “O Ministério do Turismo está valorizando a universidade e a academia pode valorizar a contribuição do novo olhar do turismo. O produto que estamos entregando servirá muito para isso. Hoje temos uma rede nacional de pesquisa em turismo, isso é uma festa e deixo essa recomendação para que se assuma essas redes como um canal de comunicação que tem autoridade para falar sobre os seus territórios”, concluiu.


QUALIFICAÇÕES - Desde o ano passado foram realizadas 15 capacitações de um total de 30 programadas para atender as rotas turísticas estratégicas inscritas no Investe Turismo. O projeto, coordenado pela Universidade de Brasília (UnB), com a participação da Rede Nacional de Pesquisadores e da Rede de Instituições de Ensino locais, mapeou e identificou as necessidades de qualificação de cada rota turística estratégica do país. E, desta forma, possibilitou direcionar as capacitações para trabalhadores, empreendedores e gestores do setor no âmbito do programa Qualifica + Turismo.


Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação Social

Comments


Siga:
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page