top of page

Secretário do MTur participa de aula inaugural de especialização gratuita em atrativos culturais


Estão matriculados 237 profissionais na especialização em atrativos culturais. Aula inaugural ocorreu na última segunda-feira (05.04)
Estão matriculados 237 profissionais na especialização em atrativos culturais. Aula inaugural ocorreu na última segunda-feira (05.04)

Capacitação promovida pela Pasta e executada pelo Instituto Federal do Tocantins formará 237 guias de turismo das regiões Norte e Centro-Oeste.


Teve início nesta segunda-feira (05.04) a especialização técnica em Atrativos Culturais em Turismo das Regiões Norte e Centro-Oeste do país (Anctur). O curso, promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), busca aprimorar competências de guias de turismo a fim de proporcionar experiências ainda mais ricas aos visitantes interessados em conhecer a cultura brasileira. A expectativa é formar 237 profissionais dos 10 estados que compõem as duas regiões, além do Distrito Federal, que estejam habilitados como “Guia Regional” no Cadastur.


Com carga horária de 200h, a qualificação tem formato híbrido, sendo 160h na modalidade de Ensino a Distância (EaD) e 40h de aula prática, e contará com certificação após a conclusão do curso.


O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, saudou os alunos durante a aula inaugural e reforçou a necessidade de todos os inscritos concluírem a qualificação. “Vocês têm um belíssimo material em mãos, uma capacidade e uma possibilidade de atender um universo muito rico desse país. Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o 9º país do mundo em quantidade e qualidade de atrativos culturais. Depois da pandemia e da vacinação, o desenho do turismo será reestruturado e as empresas do setor buscarão pessoas qualificadas”, disse.


Também presente na aula magna, o Reitor da Universidade Federal do Tocantins, Luís Eduardo Bovolato, agradeceu o empenho e dedicação dos professores da universidade e instituições parceiras na construção do curso e destacou a importância da iniciativa. É um grande prazer e, ao mesmo tempo, um grande desafio conduzir esse projeto de formação com alcance para 540 profissionais que, sem dúvida nenhuma, irá contribuir bastante para alavancar a cadeia produtiva do turismo”, complementou.


Ainda no primeiro semestre deste ano, terá início também a Especialização Técnica em Atrativos Naturais para as regiões Norte e Centro-Oeste, também desenvolvida em parceria com a UFT. Para este curso, estão previstas mais 303 vagas.


PARCERIA – Os cursos fazem parte de uma série de capacitações voltadas a guias de turismo que atuam em atrativos culturais e naturais brasileiros e são realizados a partir de parcerias firmadas entre o Ministério do Turismo e institutos federais de ensino. Além da Universidade Federal do Tocantins (Norte e Centro-Oeste), o MTur também firmou acordo com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (Nordeste), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Sudeste) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (Sul).


Atualmente, há mais de 20 mil guias de turismo regionais em todo o país que realizam a recepção, translado, acompanhamento e prestam informações e assistência turística em itinerários ou roteiros locais ou intermunicipais dentro de um mesmo estado para visita a atrativos turísticos. Na prática, estes profissionais realizam uma mediação cultural, interpretam atrativos e são determinantes para garantir experiências únicas aos turistas.


Por Amanda Costa

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Comments


Siga:
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page