top of page

Sete de Setembro: destinos nacionais para curtir o feriado da Independência


 Crédito: Banco de Imagens do MTur
Crédito: Banco de Imagens do MTur

País conta com diversos atrativos cívicos espalhados pelo país, que ajudam o visitante a conhecer um pouco mais da história do Brasil.


Oferiado desta terça-feira, 7 de Setembro, que comemora a Independência do Brasil do Império Português, em 1822, representa uma ótima oportunidade para percorrer destinos nacionais que ajudam a conhecer a um pouco mais da história do país. Pensando nisso, a Agência de Notícias do Turismo lista opções de cidades cujos atrativos permitem ao visitante praticar o turismo cívico, experiência cultural que envolve passeios por monumentos, instituições governamentais e locais com significado ímpar na trajetória do país.


Uma das alternativas é Salvador, na Bahia. Primeira capital do Brasil colonial, o município guarda tesouros como o seu imponente Centro Histórico, que ostenta o famoso Pelourinho, repleto de edificações antigas preservadas, e o Porto da Barra, um dos berços da criação da cidade. Ainda em solo baiano, no Sul do estado, Porto Seguro, também conhecida como “Terra Mãe do Brasil”, exibe pontos turísticos a exemplo do Marco do Descobrimento, trazido a bordo de caravelas portuguesas por volta do ano de 1500.


A viagem pelas origens do Brasil também passa por Ouro Preto, em Minas Gerais. A cidade, símbolo do auge do ciclo do ouro no país, abriga belos casarões e igrejas da antiga Vila Rica. O município foi berço da Inconfidência Mineira - movimento libertário que levaria à independência do país -, e tem na Praça Tiradentes um bom ponto de partida. O local aloja o Museu da Inconfidência, que conta parte da história de um dos mártires da insurreição: Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.


O passeio alusivo à memória nacional inclui ainda São Paulo. A capital paulista, por exemplo, proporciona ao turista conhecer o Monumento à Independência, situado onde, às margens do Riacho do Ipiranga, o imperador D. Pedro I proclamou a emancipação do Brasil.


Já no Rio de Janeiro, além do Centro Histórico da capital fluminense, antiga sede do Império e da República, o município serrano de Petrópolis conserva o Museu Imperial. Trata-se de um luxuoso palácio, que abriga itens como o cetro, o manto e a coroa do imperador.


BRASÍLIA - O turismo cívico no Brasil tem a capital federal como um de seus maiores expoentes. O visitante da cidade, concebida a partir dos traços do arquiteto Oscar Niemeyer, pode percorrer o cenário das principais decisões políticas nacionais. Isso é possível com um passeio pela Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes, palco da Bandeira Nacional, a maior hasteada no mundo. Destaque ainda para o Memorial JK, uma homenagem a Juscelino Kubitschek, presidente da República que idealizou Brasília.


O Ministério do Turismo e a Secretaria de Turismo do Distrito Federal trabalham para fortalecer o turismo cívico na capital. A iniciativa, fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre as partes, envolve a estruturação de eventos e roteiros alusivos ao tema por parte do governo local. Já o MTur ficará responsável pela promoção e o apoio à comercialização dos produtos, além da realização de campanhas de divulgação e de exposição em feiras.


INCENTIVO - O estímulo ao turismo cívico no país, a partir da valorização de símbolos nacionais e de personalidades referências na constituição histórico-cultural do Brasil, também é o objetivo de um Termo de Execução Descentralizada firmado entre o MTur e a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). O trabalho engloba a realização de pesquisas voltadas à formação de um acervo digital contendo os principais traços característicos da identidade do país, que dará forma ao Projeto Brasil para Brasileiros.


O material, que pode ser composto de imagens, áudios, vídeos, réplicas e outros formatos, deve ser concedido a investidores privados para exposição em centros de visitação nas cinco regiões do país.


O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, frisa a importância da iniciativa para a ampliação de atrativos do país e o fortalecimento do patriotismo entre brasileiros. “O nosso objetivo é ampliar o conhecimento sobre a nossa história e cultura e fortalecer o patriotismo, tornando os nossos símbolos e personalidades em atrativos turísticos. Jogar luz sobre a nossa rica história e cultura imprime o sentimento de pertencimento nos brasileiros, além de atrair investimentos privados e diversificar a oferta turística nacional”, aponta.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Commentaires


Siga:
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page