top of page

Índice de Atividades Turísticas cresce 4,6% em agosto


Goiás é uma das Unidades da Federação que registrou alta no Índice de Atividades Turísticas no mês de agosto. Crédito: Pablo Regino/MTur
Goiás é uma das Unidades da Federação que registrou alta no Índice de Atividades Turísticas no mês de agosto. Crédito: Pablo Regino/MTur

É a quarta taxa positiva consecutiva no ano, indicando o reaquecimento do setor.


A movimentação econômica do setor de turismo registrou, no mês de agosto, um crescimento de 4,6% frente ao mês anterior – quarta taxa positiva seguida. Assim, entre maio e agosto o acúmulo já aponta uma alta de 49,1%. O crescimento do Índice de Atividades Turísticas no país foi impulsionado pelo aumento na receita das empresas que atuam no segmento de transporte aéreo (7,4) e nos serviços de alojamento e alimentação (4,5). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta quinta-feira (14.10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


“A cada dia o nosso governo avança mais na vacinação da população que, aliada a adoção de protocolos de biossegurança, tem possibilitado o reaquecimento da movimentação econômica do nosso setor, encurtando o distanciamento para os níveis registrados antes da pandemia. Assim, acredito que muito antes do que se imagina vamos ter a retomada plena das nossas atividades turísticas”, avalia o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.


Em agosto, oito dos 12 locais pesquisados acompanharam o movimento de alta na atividade turística nacional, com destaque para Goiás (8,8), Paraná (5,4), Ceará (5,1), São Paulo (4,9) e Minas Gerais (4,7).


Na comparação com agosto do ano passado, o índice apresentou expansão de 53,8%, avançando em todas as 12 unidades da federação onde é investigado. O crescimento foi impulsionado, principalmente, pelos resultados obtidos pelos ramos de transporte aéreo, rodoviário, hotéis, restaurantes, serviços de bufê, agências de viagens e locação de automóveis. Se comparado o acumulado de janeiro a agosto de 2021 ao mesmo período do ano passado, o crescimento na movimentação econômica chega a 17,7%.

Pesquisa Mensal de Serviços - Volume de Atividades Turísticas


Variação agosto/2021 a julho/2021









































PROTOCOLOS – Para preparar o setor de turismo para a retomada das atividades, de forma segura e responsável, ainda no ano passado, o Ministério do Turismo lançou o Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro. Trata-se de uma sinalização visual que identifica estabelecimentos e guias de turismo que assumiram, declaradamente, o compromisso em adotar protocolos de biossegurança elaborados pela Pasta. E, desta forma, proteger turistas e trabalhadores contra a Covid-19.


Atualmente, quase 30 mil selos já foram emitidos para 15 atividades turísticas, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições, guias de turismo, dentre outros. Cada segmento possui um protocolo sanitário específico. Para saber mais, acesse AQUI.

Por Amanda Costa

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Comments


Siga:
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page